"Filippo, a quem chamam Filo é uma criança atenta que gosta de brincar com o avô. O avô fecha-se com ele na cozinha, não para o tornar Chef mas porque ambiciona transformá-lo num génio matemático"
Tinha sido professor de matemática e, desde que o tinham mandado para casa (reformado), aproveitava para falar sobre a sua história, sobre o seu prazer em ser professor. O mundo da escola ficara-lhe no coração. Como ele gostava de se sentir professor!
O seu neto, Filo, tornara-se o seu aluno preferido, mas não o único porque o professor adorava partilhar o seu saber com outros.
"Para efectuar uma operação matemática diz o avô, precisamos do livro de receitas da tua mãe. Tirando o livro da estante o avô abre na receita do chocolate quente. Temos de seguir todos os passos para preparar esta bebida que tanto gostas... para efetuar esta operação"
O ser humano antes de ser cientista era feiticeiro, diz o avô. " Por exemplo, uma dança para provocar chuva, um sacrifício para obter uma boa colheita, um amuleto para ganhar um jogo ... O ser humano só se tornou cientista quando compreendeu que as causas de um fenómeno não são escolhidas ao acaso, pois às vezes funcionam, outras vezes não. As causas de um fenómeno são aqueles que o conseguem determinar de todas as vezes que ele se repete"
Entretanto, do forno sai uma pizza que vamos dividir por todos!
Um livro pertinente, cheio de história e histórias bastante mais útil para as férias do que os tradicionais TPC, enfadonhos e desagradáveis. Um livro a comprar, a ler e a partilhar com outros porque a matemática não é difícil nem esquisita, é essencial para tudo no nosso quotidiano.
Um livro para todos os que gostam da aventura de saber e de partilhar o que sabem!
Também para nós,professores entusiasmados com o que podemos ajudar os alunos/s a aprender!
M.Jose Araújo & Cristina Sousa