Criar estratégias para gerir turmas diferenciadas; Planear aulas diferenciadas que lhes permitam promover o sucesso escolar dos estudantes; Melhorar a comunicação entre todos os atores (professores e estudantes), como base de construção de uma relação pedagógica saudável e produtiva;
Operacionalizar métodos de trabalho pedagógico diversificados baseados no interesse dos estudantes; Avaliar turmas diferenciadas;
sexta-feira, 8 de novembro de 2019
Leituras recomendadas
Diferenciação Pedagógica: Um desafio a Enfrentar
Desde os finais dos anos oitenta que os diversos normativos para a avaliação das aprendizagens, bem com os diversos documentos curriculares vêm dando especial destaque à componente formativa da avaliação. Mas uma coisa é prescrever, outra é levar à prática. Desenvolver uma prática avaliativa com intencionalidade reguladora nem sempre é fácil. Implica diversos tipos de mudança no trabalho da sala de aula, como seja a natureza das tarefas a propor, o método de trabalho, e o repensar do papel do professor e do aluno. Cada vez mais os professores são confrontados com a diversidade de alunos que têm, diversidade não só nas aprendizagens realizadas, mas também na forma de pensar e de aprender, para já não falar das distintas culturas, valores e domínios da língua portuguesa, em presença. Assim, a criação de momentos de diferenciação pedagógica torna-se cada vez mais um imperativo pedagógico. Neste texto iremos abordar o conceito de diferenciação pedagógica e os seus diversos níveis de concretização. Serão apresentados e discutidos exemplos concretos de práticas de diferenciação pedagógica a desenvolver na sala de aula de Matemática
http://area.fc.ul.pt/en/artigos%20publicados%20nacionais/Diferenciacao%20Pedagogica%20Noesis.pdf
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