sexta-feira, 21 de julho de 2017

Concordam?
“… Não existe nenhuma entidade genérica a que se possa dar o nome de o professor eficiente. A eficiência do ensino deve antes ser considerada em relação a um professor determinado lidando com determinados alunos, num determinado ambiente, enquanto procura alcançar determinadas metas de ensino”.
( in Pophan e Beaker, sistematização do ensino)


4 comentários:

  1. Acrescentaria mais...
    Um bom professor não é só aquele que consegue obter bons resultados em turmas boas, mas muito mais aquele que consegue motivar, adequar estratégias, conseguir resultados satisfatórios em turmas muito fracas!!!

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  2. Eu diria...
    Durante muito tempo confundiu-se "ensinar" com "transmitir" e, nesse contexto, o
    aluno era um agente passivo da aprendizagem e o professor um transmissor.
    Na minha opinião,um bom professor deverá ser "reflexivo", pois trabalhar com alunos envolve um contínuo movimento de reflexão para que se possa aperfeiçoar as práticas pedagógicas, procurando que todos os alunos aprendam, que os mais interessados se sintam constantemente desafiados e os que manifestem mais dificuldades sejam ajudados a ultrapassá-las. Assim sendo,é fundamental pôr em prática um conjunto diversificado de meios e de processos de ensino/aprendizagem, a fim de permitir aos alunos atingir o sucesso escolar por meios diferentes.
    O professor deverá ser um gerador de situações estimuladoras e eficazes.

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. "Se queremos que os alunos aprendam temos de criar as oportunidades para que a aprendizagem aconteça"

      os professores/as tem de estar sempre a aprender, evoluir, conhecer e se forem curiosos concerteza conseguem incutir curiosidade em sala de aula, mas também no espaço do corredor, nos caminhos onde se cruzam com esses jovens...
      Talvez ser professor/a seja isso mesmo : indicar caminhos e percorre-los com os jovens no seu papel de alunos.

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