domingo, 16 de julho de 2017

Atividades dentro e fora da escola


As actividades devem ser pensadas com aos alunos ou para eles?



Na perspetiva de que as atividades devem ser programadas para os alunos está implícita uma concepção de infância que toma as crianças ou os jovens como seres não ativos, sem capacidade de iniciativa e sem identidade. Esta perspetiva não os olha no presente, com a sua realidade concreta, mas como um produto de aprendizagens organizadas pelos adultos em função de um desígnio institucional de socialização. Consequentemente, as atividades por vezes são adequadas, outras vezes não são, porque não vão ao encontro das realidades culturais, cognitivas e às motivações das próprias crianças/jovens, entre outras razões.


Na perspetiva de que as atividades devem ser pensadas com os alunos, a partir dos seus interesses e participação, estamos perante uma conceção de infância que as olha no presente, com personalidade própria, pois estamos a dar-lhes a oportunidade de exprimirem o que sentem, da maneira que desejam. Neste tipo de atividade mais lúdica e não tão direccionada, o próprio processo da escolha é já uma actividade que é válida por si. 

É de facto muito importante que as crianças e os jovens exteriorizem a sua subjetividade, algo que vem de dentro das suas vivências, dos seus marcos de referência e não que é imposta do exterior. 

Maria José Araújo

2 comentários:

  1. Será então fundamental planificar?
    Para qualquer atividade que implique alcançar determinadas metas, é de todo fundamental prognosticar a ação a realizar que vá no sentido da sua orientação. Também no ensino esta necessidade ganha cada vez mais corpo, pois tudo se planifica, planificam-se conteúdos, planificam-se visitas de estudo, planificam-se actividades da direção de turma, etc., e cada planificação tem um momento próprio para ser realizada. Assim no início de cada ano letivo, o professor deve elaborar uma planificação a longo prazo, ainda no início do ano e durante o seu desenrolar, planificar a médio prazo e se achar pertinente planificar ações diárias que se focalizem no contexto de cada turma (plano a curto prazo).
    É fundamental também que um professor tenha consciência que quanto mais especificados forem os elementos da planificação, maior é o seu controle, mas menor é a liberdade que o aluno tem, no que se refere à sua maneira de aprender que na teoria Piagetiana se faz na procura do equilíbrio entre o “eu” interior e o “mundo exterior”. É claro que quando se fala em liberdade do aluno não é sinónimo de permitir que esta faça tudo o que ele quiser ou lhe apetecer, mas sim respeitar a sua individualidade e dar-lhe apoio necessário na altura exata.
    Portanto elaborar uma planificação é tão importante, quanto é importante também ser capaz ou profissional o suficiente de a pôr de lado, é certo que deve existir um fio condutor, mas por vezes é necessário haver flexibilidade de forma a permitir ao professor introduzir novos elementos ou mudar de rumo. É em disciplinas como as das áreas das expressões, que pelas suas características metodológicas que as planificações são menos estruturadas, e por isso uma aula deve “acontecer”, ser viva e dinâmica, onde a diversidade de interesses e características individuais de cada aluno, bem como inter-relações humanas estão para além do que está nos papéis. Nestas disciplinas propõem-se objectivos que levam a três tipos de aprendizagem: aquisição de conceitos e domínio de técnicas, interiorização do processo de resolução de problemas, fomento da expressão e comunicação de ideias ou sentimentos.

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    1. A questao é, como diz e cito " elaborar uma planificação é tão importante, quanto é importante também ser capaz ou profissional o suficiente de a pôr de lado, é certo que deve existir um fio condutor, mas por vezes é necessário haver flexibilidade de forma a permitir ao professor introduzir novos elementos ou mudar de rumo..."

      Fundamental usar e deixar de usar ou preparar uma aula e nao fazer o que preparou ...
      A preparaçao que pode incluir a planificação é fundamental para o professor mas pode nao ser para o/a aluno/a ... Pelo que, como refere e muito bem saber abandonar o que preparou para escutar o que tem mais significado para aprendizagem dos alunos é fundamental. Preparar uma aula no fundo é estar preparado para partilhar conhecimento, fazer com que os alunos se entusiasmem pelo conhecimento ...

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